Na noite da última quinta-feira, 22 de março, foi lançado o projeto Gravura em Circuito: em diálogos urbanos, uma realização do Edital Rede Nacional Funarte Artes Visuais, através da Funarte, Ministério da Cultura e Governo Federal.
O evento aconteceu no Auditório do Senac-SE, parceiro do projeto, e teve a casa lotada, com cerca de 200 participantes.
Todos puderam prestigiar o palestrante convidado, o artista e educador mineiro Tales Bedeschi e a profa. Msc. da UFS, Marjorie Garrido. Ambos trabalharam a Gravura e a Multiplicidade da Imagem, passando pelos desdobramentos da gravura na arte contemporânea. Artistas como Regina Silveira, Cildo Meireles, Giuseppe Penone, Clébio Maduro; coletivos como o Kaza Vazia, Coletivo Gráfico; projetos como Projeto Lambe-lambe, Talleres de Gráfica Popular, JAMAC, Xilogravura Mudando uma Cidade e Gravura de Inverno foram abordados.
A gravura foi indicada como um campo de pensamento que tem as técnicas tradicionais como parâmetro, mas não se limita a elas: um campo em que coexistem procedimentos comuns, relacionados à lógica dos múltiplos, dos moldes, da impressão e da incisão, mas onde reverberam experimentações e hibridações. Conceitos como poéticas urbanas, arte e política fizeram parte da pauta em debate.
Participaram estudantes, professores, artistas, pesquisadores, designers, galeristas, um público diverso interessado no assunto.
Aqui queremos agradecer a todos que prestigiaram a palestra e tornou o projeto real e colaborativo!
Nenhum comentário:
Postar um comentário