1ª Edição




















O projeto GRAVURA DE INVERNO em Circuito possui a finalidade de criar ações que promovam a reflexão sobre a arte da xilogravura em Sergipe, bem como fortalecer o diálogo sobre esse tema no estado de Sergipe. Para isso contaremos com a participação de dois significantes nomes da xilogravura no Brasil, Antônio Costella, professor, xilogravador e diretor do Museu da Casa da Xilogravura em Campos do Jordão/SP e o jovem xilogravador e graffiteiro pernambucano, Derlon Almeida. 

Tal iniciativa contribuirá enormemente para o fomento dessa técnica em Sergipe. Será um momento bastante oportuno, pois a xilogravura encontra-se em evidência no estado, a partir das ações do projeto Gravura de Inverno. Com isso irá proporcionar a todos os jovens, adultos e idosos que experimentaram a xilogravura, bem como o público de estudantes, artistas, professores a discutir e refletir mais, sobre a produção dessa arte. 
Para a Rede Nacional Funarte Artes Visuais a proposta é transformar o Gravura de Inverno em um circuito, através de oficina de desenho e xilogravura, intervenção artística e palestras. Todos ofertados gratuitamente, trazendo ao público a oportunidade de experimentar, discutir e aprofundar-se nessa instigante linguagem artística.

A Rede Nacional Funarte Artes Visuais é um programa de formação, capacitação, debate e circulação de idéias, por meio do qual a Fundação Nacional de Artes – Funarte busca valorizar a diversidade de estéticas, suportes e linguagens que compõem o repertório da arte brasileira.

O objetivo do programa é criar fluxos de produção, formar de público e facilitar o acesso à cultura. Para tanto, viabiliza o intercâmbio entre profissionais ligados às artes visuais em todo o território nacional.

Em Sergipe o Gravura de Inverno em Circuito foi o único projeto aprovado no edital Rede Nacional Funarte Artes Visuais 2009.