Projeto


O projeto GRAVURA EM CIRCUITO: em diálogos urbanos possui a finalidade de criar ações que promovam a reflexão e prática sobre a arte da xilogravura e estéticas contemporâneas. Busca estreitar o diálogo com o estado de Sergipe e outras regiões. Na primeira edição realizada em 2009, no projeto também aprovado pela Rede, foi por meio de pesquisadores e artistas de São Paulo e Recife que a iniciativa aconteceu. Agora com a sua continuidade propomos o diálogo sobre esse tema com o Estado de Sergipe e Minas Gerais. Para isso contaremos com a participação do proponente/gravador sergipano Elias Santos e o artista mineiro Tales Bedeschi.
Tal iniciativa contribuirá enormemente para o fomento dessa técnica em Sergipe. Será um momento bastante oportuno, pois a xilogravura encontra-se em evidência no estado, a partir das ações do projeto Gravura de Inverno. Com isso irá proporcionar a todos os jovens, adultos e idosos que experimentaram a xilogravura, bem como o público de estudantes, artistas, professores a discutir e refletir mais, sobre a produção dessa arte. 
Para a Rede Nacional Funarte Artes Visuais a proposta é transformar um circuito, através de oficinas de xilo, seminário, intervenções artísticas, rodas de conversa, publicação de catálogo e DVD. Todos ofertados gratuitamente, trazendo ao público a oportunidade de experimentar, discutir, propor questionamentos e aprofundar-se nessa instigante linguagem artística.
A Rede Nacional Funarte Artes Visuais é um programa de formação, capacitação, debate e circulação de idéias, por meio do qual a Fundação Nacional de Artes – Funarte busca valorizar a diversidade de estéticas, suportes e linguagens que compõem o repertório da arte brasileira.
O objetivo do programa é criar fluxos de produção, formar de público e facilitar o acesso à cultura. Para tanto, viabiliza o intercâmbio entre profissionais ligados às artes visuais em todo o território nacional.