Edição 2012




O projeto Gravura em Circuito: em diálogos urbanos, é uma iniciativa que visa promover a arte da xilogravura em diálogo com estéticas contemporâneas. Nesta ação ocorrerá o intercâmbio entre o proponente Elias Santos, artista e xilogravador sergipano e o artista mineiro Tales Bedeschi, buscando estreitar vivências e conhecimentos por meio da xilo e intervenções urbanas, tendo como eixo no discurso, a multiplicidade da imagem.

O projeto promoverá um circuito de ações gratuitas que serão realizadas entre Aracaju, SE, e Belo Horizonte, MG. Serão ofertadas oficinas de xilogravura nas duas cidades, nas quais os participantes deverão produzir xilos em pequeno formato, com uso imagens e palavras. Em seguida, os xilo-panfletos, serão distribuídos em espaços públicos das duas cidades: em BH, na Praça da Estação e em Aracaju, no calçadão João Pessoa. No entanto, o resultado será intercambiado, ou seja, o que for produzido em BH será distribuído em Aracaju e a produção de Aracaju, em BH. É uma forma de fazer circular a arte de regiões diferentes, estreitando diálogos culturais através da gravura.

Gravura em Circuito: em diálogos urbanos inicia suas atividades em março e segue até maio deste ano, propondo um conjunto de ações gratuitas trazendo a gravura como narrativas visuais num encontro entre arte e população.

A Rede Nacional Funarte Artes Visuais é um programa de formação, capacitação, debate e circulação de idéias, por meio do qual a Fundação Nacional de Artes – Funarte busca valorizar a diversidade de estéticas, suportes e linguagens que compõem o repertório da arte brasileira.

O objetivo do programa é criar fluxos de produção, formar de público e facilitar o acesso à cultura. Para tanto, viabiliza o intercâmbio entre profissionais ligados às artes visuais em todo o território nacional.

Gravura em Circuito: em diálogos urbanos inicia suas atividades em março e segue até maio deste ano, propondo um conjunto de ações gratuitas trazendo a gravura como narrativas visuais num encontro entre arte e população.


PROGRAMAÇÃO

ARACAJU
  •  Dia 22/03/12
    Abertura do projeto com seminário:
    Gravura e a multiplicidade da Imagem
    com Elias Santos, Tales Bedeschi e Marjorie Garrido
Horário: 19h30.
Local: Auditório do Senac-SE. Av. Ivo do Prado,564. São José. Aracaju-SE.

  •  Dia 26 a 28/03/12
    Oficina de xilogravura: xilo-panfletos,
    com Elias Santos
Horário: das 09h às 11h e das 15h às 17h
Local: Centro de Criatividade. Pça Saturnino de Brito, s/n. Getulio Vargas. Aracaju - SE. 


BELO HORIZONTE
  •  Dia 11 a 13/04/12
    Oficina de xilogravura: xilo-panfletos
    com Elias Santos
Horário: das 19h às 21h
Local: Centro Cultural UFMG. Avenida Santos Dumont, 174 - Centro Belo Horizonte, MG.

  •  Dia 14/04/12
    Intervenção urbana
    no centro da cidade de Belo Horizonte
Horário: às 15h.
Local: Praça da Estação. Belo Horizonte, MG


ARACAJU
  • Dia 20/04/12
    Intervenção urbana no centro da cidade de Aracaju
Horário: a confirmar.
Local: Calçadão João Pessoa e Mercado Central. Aracaju, SE.

  •  Dia 15/05/12
    Encerramento do projeto

    Lançamento do catálogo e DVD “Gravura em Circuito: em diálogos urbanos”
Local: Sociedade Semear. Rua Vila Cristina, 148. São José. Aracaju, SE


Inscrições e Informações
gravuraemcircuito@yahoo.com.br
www.gravuraemcircuito.blogspot.com
79 9941-5194



SOBRE OS ARTISTAS E PALESTRANTES

Elias Santos
Elias Santos é artista visual e xilogravador. Atua como instrutor, fomentador e produtor cultural no cenário das artes visuais em Sergipe. Estudou como na Escola de Belas Artes da UFBA, participou de oficinas de xilogravura e litogravura no Museu de Arte Moderna da Bahia e desenho no Colégio Comunitário de Lincon em Rhode Insland nos Estados Unidos. Atualmente, cursa História pela Universidade Tiradentes. Foi premiado em Salões de Arte pelo país e fez diversas exposições individuais e coletivas. Em 2005, criou o projeto Gravura de Inverno com o objetivo de desenvolver ações para a difusão da arte da xilogravura pelo Estado de Sergipe, com o qual já percorreu mais de 30 municípios. Foi contemplado em cinco edições com o projeto Gravura de Inverno pelo programa BNB de Cultura. Em Aracaju, SE, cidade em que vive e trabalha, possui uma oficina e grupo permanente, onde realizou 10 exposições de xilogravuras. 


Marjorie Garrido
Marjorie Garrido é licenciada em Artes Visuais pela Universidade Federal de Sergipe (2000), MBA Executive Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (2002) e mestre em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2008). Cursa o Doctorado en Investigación en Educación Artística y Corporal en Contextos Educativos y Sociales da Facultad de Educación y Trabajo Social da Universidad de Valladolid - España (desde 2010). Atualmente é professora e coordenadora do Núcleo de Artes e Design da Universidade Federal de Sergipe. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Artes Visuais e em Design Gráfico, atuando principalmente nos seguintes temas: currículo, prática de ensino, semiótica, complexidade e arte contemporânea. Tem como enfoque de investigação a prática de ensino em Artes Visuais nas Escolas Sergipanas e a arte contemporânea brasileira.


Tales Bedeschi
Tales Bedeschi é artista visual e arte/educador. Atualmente é mestrando da Escola de Belas Artes da UFMG, onde atua como bolsista/REUNI em disciplina de História da Arte no Curso de Licenciatura em Dança. Graduou em Gravura (2006) e em Licenciatura em Artes Visuais (2009) também na EBA/UFMG. Atua como arte/educador desde 2005, tendo sido professor de Arte da Escola Fundamental do Centro Pedagógico/EBAP/UFMG e Tutor do Curso de Especialização em Ensino de Artes Visuais da EBA/UFMG. Participou de exposições de gravura no Brasil, Cuba, Estados Unidos e Uruguai e atua frente a coletivos de artistas como o Kaza Vazia e o PIA (Programa de Interferência Ambiental), que buscam estabelecer ambientes de experimentação em arte em espaços públicos ou em espaços privados temporariamente incorporados ao domínio público.