quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

As inscrições da oficina de desenho e xilo encerraram.

Isso mesmo! Hoje, quinta-feira foi preenchida a última ficha das 20 vagas para a oficina de desenho e xilo que acontecerá entre uma das ações do projeto Gravura em Circuito.
As vagas foram bastantes concorridas e quem for na Semear pode deixar o nome e contato para ficar na lista de cadastro reserva, para a possibilidade haver algum desistente.
É isso aí!
Lembrem-se! Para as palestras não precisa de inscrição prévia. A entrada é franca, basta comparecer e participar.

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Sobre a oficina

A Oficina será feita em duas etapas: a primeira no dia 03/03 com aula de desenho e elaboração do projeto e outra no dia 05 e 06/03 com a preparação e feitura da pintura mural baseada na estética da xilogravura. Ambas serão coordenadas por Elias Santos e ministrada por Derlon Almeida.
Todo o material será ofertado pela organização do projeto.
Serão 20 vagas e como pré-requisito para inscrição o participante deverá possuir alguma noção em desenho e/ou xilogravura.
As inscrições são gratuitas e deverão ser feitas entre o dia 18/02 (quinta-feira) e 26/02, com Ângela na Sociedade Semear, que fica localizada na Rua Vila Cristina, 148, São José, Aracaju. Próxima a Clínica dos Acidentados.
Para os participantes serão emitidos certificados com 24h de oficina.
Participe. Inscreva-se!!

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Confira a Programação completa do Gravura em Circuito!

- Dia 02 de março, terça-feira.
as 19h30 
Abertura do projeto Gravura de Inverno em Circuito com Palestra “A xilogravura no Universo da Comunicação”, com Antonio Costella, as 19h30.

Local: Auditório da Sociedade Semear. Rua Vila Cristina 148. São José. Aracaju-SE.


Exposição "Grupo Gravura de Inverno"
Galeria B, Sociedade Semear.
A exposição fica aberta até 31 de março.

- Dia 03 de março, quarta-feira.
Oficina de desenho e xilogravura, com Elias Santos e Derlon Almeida, das 14h as 18h.  
Local: Espaço Cultural da Sociedade Semear. Rua Vila Cristina 148. São José. Aracaju-SE.  (20 vagas)

- Dia 04 de março, quinta-feira.
- das 09h às 12h. 
Oficina de desenho e xilogravura, com Elias Santos e Derlon Almeida,  

Local: Espaço Cultural da Sociedade Semear. Rua Vila Cristina 148. São José. Aracaju-SE.  (20 vagas)

- as 19h30
Palestra “Narrativas em madeira e muro: Derlon Almeida”,  com Derlon Almeida, .

Local: Auditório da Sociedade Semear. Rua Vila Cristina 148. São José. Aracaju-SE.


- Dia 05 de março, sexta-feira.
- das 16 as 19h
Intervenção nos muros com os participantes da oficina, supervisão Derlon Almeida e Elias Santos.

- Dia 06 de março, sábado.
- das 16 as 19h
Intervenção nos muros com os participantes da oficina, supervisão Derlon Almeida e Elias Santos.

Para a intervenção nos muros participarão os mesmos 20 alunos da oficina de desenho e xilo.  Haverá emissão de certificado para quem frequentar as duas palestras e haverá certificado para os participantes da oficina.

Sobre Derlon Almeida

Derlon Almeida de Lima, nasceu em 27/03/1985 na cidade do Recife em Pernamuco.
A partir de pesquisas sobre a xilogravura popular e a street art desenvolve obras com a influência da fundição desses dois gêneros da Arte Popular, criando um novo projeto de linguagem Contemporânea incorporando, nas obras, elementos do graffiti e da xilogravura popular, estendendo os dois campos de atuação, subvertendo ambos os meios. Desta maneira, desenvolve uma arte urbana com graffiti e cartazes. Com poucas e contrastantes cores, apropriação da estética da xilogravura criou uma simbiose da intervenção urbana com um dos principais meios de comunicação impressa da cultura popular.


http://derlonalmeida.blogspot.com/

Sobre Elias Santos

Elias Santos [1964-] trabalha com desenhos, gravuras, pintura, objetos e instalações. É também instrutor, fomentador e produtor cultural no cenário das artes visuais em Sergipe. Em 2005 foi eleito o representante do seu estado para as Câmaras Setoriais de Artes Visuais da FUNARTE. Idealizou e desenvolveu o projeto TRIBUSVISUAIS/SE com o objetivo de fomentar a discussão e produção em arte contemporânea no estado. Em 2007, 2008 e 2009 foi contemplado pelo programa BNB de Cultura com o seu projeto GRAVURA DE INVERNO.
Cursa História pela Universidade Federal de Sergipe. Estudou na escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia/UFBA, por um ano através de Bolsa de Estudos financiada pela Prefeitura Municipal de Aracaju em 1985. Participou de oficinas de artes no MAM BA – Museu de Arte Moderna da Bahia. Entre outros cursos obteve aulas de desenho da figura humana no CCRI – Colégio Comunitário de Lincon RHODE INSLAND – EUA. É professor efetivo do SENAC/SE no qual leciona os cursos de artes desta instituição.
Desde que criou o projeto GRAVURA DE INVERNO em 2005 já realizou 10 exposições de xilogravura com o seu grupo, com destaque para a mostra Múltiplos: xilogravadores sergipanos em Campos do Jordão, no Museu da Casa da Xilogravura. Lançou cerca de 6 catálogos para registro do projeto e sua produção, contando com o apoio do Sebrae, Senac, Correios e Sociedade Semear.

Sobre o palestrante Antônio Costella

Antonio Fernando Costella nasceu em São Paulo, em 1943. É bacharel em Direito pela "Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo". É também artista plástico. Durante mais de três décadas, Costella foi professor universitário. Lecionou na USP ("Escola de Comunicações e Artes" e "Faculdade de Direito"), na "Casper Líbero", de São Paulo, e em outras instituições de ensino, inclusive na Europa, na "Escola Superior de Jornalismo" do Porto, em Portugal. Fez cursos de xilogravura e de escultura em madeira no "Liceu de Artes e Ofícios" de São Paulo, na década de 1980. Freqüentou a academia "La Grand Chaumiére", Paris, na França, em 1981. Embora tenha produzido retratos a óleo, dedicou-se mais à xilografia. Em 1982, exibiu na Pinacoteca do "MASP - Museu de Arte de São Paulo", com apresentação de Pietro Maria Bardi, sua obra "Xilopoemas". Antonio Costella participou de muitas exposições no Brasil e no exterior. Entre as mostras em que expôs, constam a "Xilo & Print", na cidade de Campinas, Estado de São Paulo, em 1994; "Xilogravura Brasileira", em São Paulo; "Primeira Bienal do Cariri", em Juazeiro do Norte, em 2001; "Xilo Internacional" em São Paulo, em 2002; "International Print Exhibit, em Taipei, 1983; "International Exhibition of Wood Engraving", em Hereford, em 1984. Durante as duas últimas décadas, Costella tem produzido, na área dos trabalhos gráficos, várias capas de livros para a "Editora Mantiqueira". Em 1987 fundou e desde então dirige o Museu "Casa da Xilogravura", em Campos do Jordão, Estado de São Paulo, cujo acervo reúne cerca de duas mil obras de quase trezentos artistas brasileiros e estrangeiros. 

Aí está a programação do Gravura em Circuito. Programe-se! Acesso gratuito.